São várias etapas e é preciso estar atento às exigências em cada fase 

 

Quando os filhos chegam à fase de planejar seu futuro profissional e começam a buscar oportunidades no exterior, os Estados Unidos se destacam. Das 20 melhores universidades do mundo, 16 estão nos EUA, de acordo com o Shanghai Jiao Tong University’s Institute of Higher Education, um dos mais prestigiados rankings internacionais. Além disso, segurança e mercado de trabalho também são pontos fortes do país. 

 

Existem diversos caminhos que se pode buscar para fazer esta migração, como se candidatar a universidades americanas e, ao ser aceito, solicitar o visto de estudante. Porém, existe uma possibilidade ainda pouco conhecida no Brasil que oferece ainda mais vantagens para quem deseja construir sua vida nos Estados Unidos. Trata-se do Programa EB-5, que concede o Green Card – autorização de residência permanente no país – a estrangeiros via investimentos. 

 

Dentre as exigências para participar do programa estão o investimento de 900 mil dólares em projetos que gerem ao menos 10 empregos em solo americano. É preciso comprovar a origem 100% legal do valor aportado, mas o investidor pode patrocinar o Visto EB-5 de outra pessoa. Ou seja, um pai ou mãe podem fornecer o valor do aporte para que seu filho participe do Programa EB-5, por exemplo. 

 

A partir daí, é preciso iniciar o processo e cumprir diversas etapas até a emissão do Green Card condicional. Nesse momento, a pessoa já pode ir morar nos Estados Unidos. Mas ainda deve manter o investimento até obter o Green Card definitivo. Veja aqui o passo a passo completo do Programa EB-5: 

 

– O primeiro passo é reunir toda a documentação necessária para comprovar a origem legal do valor investido e documentos pessoais que são solicitados. O governo americano vai checar se o candidato tem antecedentes criminais, se já infringiu alguma lei americana de imigração e se responde a processos por fraude e lavagem de dinheiro. 

 

– Em seguida, é preciso escolher um projeto para receber seu investimento e realizar o aporte de 900 mil dólares. O empreendimento selecionado deve estar localizado em alguma das regiões previamente aprovadas pelo EB-5. 

 

– Na sequência, deve-se preencher o formulário I-526 para se candidatar ao Programa EB-5. Ao submeter a documentação ao órgão de imigração responsável pelo EB-5, o USCIS, o processo tem início, mas ainda levará algum tempo até ser analisado. 

 

– Quando seu processo é efetivamente avaliado, será checado se todos os requisitos estão sendo cumpridos. Se sim, o candidato será convocado a agendar uma entrevista no consulado americano ou em uma agência do USCIS, caso já esteja nos Estados Unidos. 

 

– Também será solicitado que o candidato realize exames médicos. 

 

– A partir desta fase, se o candidato for aprovado, o Green Card condicional será emitido. Neste momento, o participante do Programa EB-5 tem 6 meses para dar a primeira entrada nos Estados Unidos. 

 

– O processo continua e agora o USCIS vai avaliar se o investidor continua com os recursos alocados no projeto escolhido e se o investimento feito está gerando ao menos 10 empregos nos Estados Unidos. O participante deve então solicitar a remoção das condicionantes, através do formulário I-829. 

 

– Uma vez que o formulário I-829 é aprovado, a pessoa recebe o Green Card definitivo. 

 

– Depois disso, o investimento de 900 mil dólares mais a rentabilidade do período fica disponível para resgate. 

 

O processo inteiro leva cerca de quatro anos até a emissão do Green Card definitivo. Mas com o auxílio de uma consultoria especializada, torna-se mais simples realizar cada etapa. A OTB Invest, através de sua parceria com a American Dream, conhece bem o processo e está preparada para conduzir seus clientes de forma individual e personalizada considerando todos os detalhes técnicos necessários. 

 

A empresa trabalha apenas com consultores qualificados e especializados, como consultores financeiros e advogados de imigração. O atendimento ao cliente começa antes mesmo de iniciar o processo, com uma análise do perfil do candidato e mapeamento de pontos que podem gerar algum entrave no processo. Muitas questões podem ser solucionadas, desde que identificadas e resolvidas de forma antecipada. 

 

Se você planeja oferecer a oportunidade de estudar e trabalhar nos Estados Unidos para seu filho, entre em contato agora: [email protected] ou 55 21 98306-7683. Ou, se preferir, preencha seus dados aqui* que nós entraremos em contato com você.