Investidores que planejam morar nos Estados Unidos já podem solicitar o Visto EB-5

Um dos efeitos da alta velocidade de vacinação contra a COVID-19 nos Estados Unidos é a retomada do emprego: a expectativa é que haja uma forte alta nas contratações já nas próximas semanas. Enquanto diversos países ainda lutam contra altos números de contaminações do coronavírus, a população americana já começa a se reorganizar para o pós-pandemia. Para quem pensa em emigrar para os Estados Unidos com a família, este é o momento ideal de colocar o plano em ação e começar a pesquisar não somente as melhores cidades para se viver e escolas para as crianças, mas também as possibilidades de visto de residência disponíveis.

O Visto EB-5, por exemplo, é uma das opções mais seguras de se obter um Green Card e é voltado para investidores estrangeiros que desejam morar nos EUA. Em um único processo do Programa EB-5, é possível solicitar o Green Card para o investidor, seu cônjuge e todos os filhos do casal menores de 21 anos e não casados. Uma das principais exigências do programa é o investimento de 900 mil dólares em um projeto que gere ao menos 10 vagas de emprego nos Estados Unidos.

É exatamente a exigência do aporte que torna o Visto EB-5 vantajoso para o país e a sociedade americana também e não somente para os investidores interessados no Green Card. Este tipo de visto atrai capital estrangeiro para os Estados Unidos: dinheiro que precisa ser aplicado conforme as regras do Programa EB-5, gerando empregos em regiões que necessitam desenvolver sua economia. Todos saem ganhando: o país, ao atrair investimentos, a população, que se beneficia da geração de vagas e renda, as empresas cujos projetos recebem aportes, e os investidores, que em troca recebem o Green Card.

Durante o ano de 2020, quando diversos outros tipos de vistos foram suspensos, o Visto EB-5 continuou aberto para novas solicitações o tempo todo. Porém, não basta fazer este aporte, é preciso cumprir diversos outros requisitos do programa, como comprovar a origem 100% legal do dinheiro, apresentar documentações pessoais, realizar uma entrevista e um exame médico, entre outros. Por isso, é essencial contar com o acompanhamento integral de profissionais especializados, que podem orientar desde a forma correta de preencher certos formulários até a escolha de um projeto robusto para investir.

A OTB Invest, especializada na gestão de risco e investimentos, oferece assessoria completa a investidores interessados no Visto EB-5. Antes de mesmo de dar início ao processo, é preciso realizar um mapeamento da vida do cliente, em busca de pontos com potencial de atrasar a análise do governo americano. Por exemplo, se o candidato ao Programa EB-5 – ou qualquer pessoa da família – tiver tido algum problema com a imigração americana no passado, é importante avaliar a questão. Se uma pessoa ficou nos EUA por mais tempo do que o visto permitia, ela deve se antecipar e enviar um pedido de desculpas ao governo americano. Dessa forma, a situação que poderia emperrar o processo fica solucionada.

Outros profissionais ou empresas podem ser indicados durante o processo, como escritórios especializados em planejamento tributário, se o cliente necessitar. Tudo para tornar todo o processo o mais seguro e tranquilo possível. Para conhecer melhor o nosso método de trabalho, entre em contato conosco e um de nossos consultores vai te atender: [email protected] ou 55 21 98306-7683.