gerenciando risco nas finanças pessoais

GERENCIANDO RISCOS NAS FINANÇAS PESSOAIS – Análise dos Riscos

 

No último artigo foram apresentadas as principais etapas do Ciclo de Vida Financeiro Individual e suas respectivas boas práticas. Apontou-se também que durante cada uma das 5 etapas existem riscos associados, mas os mais importantes estão ligados aos investimentos financeiros, a subsistência familiar, ao acesso à tratamentos médicos e ao planejamento de sucessão.

 

Investimentos Financeiros

 

O principal risco associado aos investimentos financeiros é a má alocação dos recursos. Para minimizar (ou até mesmo eliminar) esse risco é imprescindível conhecer o perfil de investidor de cada indivíduo. Aceita tomar um pouco mais de risco para buscar uma rentabilidade maior? Ou é extremamente conservador e prefere ganhar menos, mas consistentemente? Não faz muito sentido, por exemplo, contratar uma previdência privada para um indivíduo próximo da aposentadoria. Esse risco é minimizado, portanto, ao entender em detalhes o perfil de investidor de cada indivíduo e ao buscar especialistas em investimentos financeiros que busquem sempre a melhor remuneração possível conforme o perfil definido.

 

Subsistência Familiar

 

O risco à subsistência familiar está associado à ausência do(s) principal(is) provedor(es) daquela família. No caso de uma morte pré-matura ou de um evento que ocasione uma invalidez permanente ou temporária, é importante garantir que o restante da família tenha condições de manter o padrão de vida que sempre teve. A principal ferramenta disponível para mitigar esse tipo de risco são os seguros. Existe, atualmente, uma ampla oferta de produtos nacionais e internacionais, desde seguros com prêmios anuais a produtos resgatáveis que, no longo prazo, podem contribuir para a formação do patrimônio a ser consumido após o fim da geração de renda.

 

Saúde

 

O risco associado à saúde está diretamente ligado aos custos dos tratamentos médicos. Não é apenas no Brasil que saúde custa caro e é por isso que, em todo o mundo, há uma grande demanda por seguros desse tipo. O principal objetivo destes produtos é garantir uma cobertura que elimine (ou pelo menos minimize) o impacto de grandes eventos de saúde no patrimônio de cada indivíduo. Pequenos eventos como exames simples e consultas médicas não tem a capacidade de destruir um patrimônio acumulado ao longo de anos. Por outro lado, grandes eventos como transplantes, cirurgias cardíacas, tratamentos de câncer, etc. podem obrigar uma família a se desfazer de seus bens para arcar com os custos. Desta forma, o gerenciamento de riscos em saúde envolve a eliminação dos impactos financeiros causados por esses grandes eventos.

 

Sucessão

 

Por último, o gerenciamento de riscos no planejamento de sucessão está atrelado a um processo de otimização tributária e proteção do patrimônio acumulado. Quando esse processo não é feito em vida, envolve elevados custos com inventário, advogados e impostos. Existem, entretanto, ferramentas que tornam esse processo mais simples e barato e ainda permitem a equalização da herança entre herdeiros para compensar possíveis injustiças.

 

Como vimos, os riscos aos quais os planejamentos financeiros estão expostos são muitos e diversos. É preciso entender a situação de cada indivíduo para que sejam desenvolvidas soluções personalizadas que permitam reduzir a exposição e tragam mais tranquilidade e conforto.

 

Tá esperando o que pra começar o seu mapeamento de Riscos?

 

Grand abraço,

 

Thiago David