5 passos para iniciar seu processo do Visto EB-5

Com as ações definidas e organizadas fica mais fácil se preparar

Os investidores que já estão decididos a solicitar o Visto EB-5 e obter o Green Card para emigrar de forma definitiva com sua família para os Estados Unidos, devem se organizar. Para ajudar nesta preparação, montamos uma Checklist com o passo a passo completo — você pode baixar o arquivo neste link: bit.ly/OTBchecklist. Mas vamos antecipar os primeiros 5 passos.

 

Passo 1 — Auxílio técnico

A primeira atitude deve ser buscar uma consultoria especializada em auxiliar investidores no Programa EB-5. O apoio técnico é fundamental pois te ajuda a definir a melhor estratégia de acordo com sua situação particular, esclarece todas as etapas do processo do início ao fim, antecipa potenciais problemas e busca as soluções mais adequadas.

Algumas decisões que o investidor deve tomar serão mais assertivas se ele for bem orientado, como a melhor forma de levantar o aporte de 900 mil dólares exigido – através da venda de ativos, realizando um financiamento, utilizando uma doação, etc. A documentação pessoal e para comprovar a origem 100% legal do dinheiro também pode variar conforme o perfil da família e de seus recursos. Além de prestar consultoria no Programa EB-5, a OTB Invest também atua com Gestão de Risco e Planejamento Financeiro há mais de 12 anos. Por isso, nossos consultores têm um olhar global da situação do cliente e as orientações consideram não somente o sucesso no Visto EB-5, mas também o equilíbrio financeiro da família.

 

Passo 2 — Advogado de imigração

A segunda etapa é assinar o contrato com o advogado de imigração que vai te representar junto ao Departamento de Imigração americano. Além da licença para atuar em território americano, este profissional deve ter um profundo conhecimento técnico do Programa EB-5, pois ele terá uma grande participação em todo o processo — desde o completo preenchimento dos formulários e a entrega da petição inicial até o dia em que o investidor recebe seu Green Card definitivo e seu investimento de volta.

Este profissional também vai avaliar a fonte dos recursos e as particularidades de cada candidato e pode solicitar documentos específicos dependendo da situação. Além disso, o advogado de imigração é quem vai validar toda a documentação enviada pelo cliente antes de submetê-la ao EB-5. Para facilitar o levantamento da documentação, a OTB Invest fornece uma lista de dados pessoais e referentes ao investimento que precisam ser reunidos pelo cliente. Além disso, a consultoria indica advogados de imigração capacitados e experientes, com 100% de aprovação no EB-5.

 

Passo 3: Projeto e Recursos

A decisão de onde investir seu dinheiro, sem ajuda, pode ser uma verdadeira odisséia. Porque além de selecionar um projeto que esteja dentro dos requisitos do EB-5, é necessário conhecer a fundo seu perfil de risco, pois o valor ficará investido até o final do processo, quando ocorre a emissão do Green Card definitivo. Para realizar o investimento de 900 mil dólares e se candidatar ao Visto EB-5, o projeto deve estar localizado em uma

das regiões listadas pelo USCIS, o Departamento de Imigração americano, e precisa gerar ao menos 10 empregos.

A OTB Invest trabalha apenas com projetos previamente aprovados pelo USCIS e de empresas com larga experiência em captação de recursos via EB-5. Além disso, é feita uma extensa análise da saúde financeira de cada projeto para tranquilizar o investidor em relação à sua viabilidade. Dessa forma, o investidor precisa apenas selecionar o perfil de empreendimento que mais o atrai.

 

Passo 4: Investimento

Com tudo isso preparado, o investidor precisa então levantar a quantia a ser aportada e o valor referente aos demais custos do processo. Dependendo de cada situação, este é o momento de vender ativos ou resgatar aplicações. Em seguida, é necessário realizar a remessa para o investimento — quando o dinheiro não está nos Estados Unidos, a OTB Invest auxilia com a operação do câmbio, pois possui uma área interna dedicada a isso, o que facilita, agiliza e até reduz o custo do envio.

Os custos relacionados ao Programa EB-5 também devem ser quitados nesta fase. A partir daí, será preciso aguardar o recebimento da carta que vai confirmar a efetivação do investimento no projeto, documento necessário para dar entrada no Visto EB-5.

 

Passo 5: Entrada no Processo

Com os documentos reunidos, petição e formulário preparados, custos pagos e investimento realizado, chega o momento de dar entrada no processo, enviando todos os originais fisicamente para o USCIS. A data de postagem da documentação é muito importante, pois o processo seguirá todas as regras vigentes neste dia. Inclusive, caso o investidor tenha incluído um filho menor de 21 anos no EB-5, ainda que ele ultrapasse essa idade durante o processo, será admitido junto com a família, pois o que vale é a idade no momento da postagem.

Depois de iniciado o processo, você será informado sobre as ações necessárias em cada etapa, como entrevista no Consulado, exame médico, preenchimento de outros formulários, etc. Para agendar uma reunião com um consultor especializado e descobrir qual a melhor estratégia para você e sua família, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone +55 21 98306-7683.