visto definitivo

Morar nos Estados Unidos traz vantagens que não se encontra na maioria dos outros países. Mas para quem vive nos EUA apenas com um visto temporário, como de estudante ou de trabalho vinculado a uma empresa, a incerteza da renovação torna-se angustiante. Diante dessa instabilidade, toda a família fica prejudicada, pois nem sempre é possível estar junto.

No entanto, existe uma forma de obter o Green Card ainda pouco conhecida entre os brasileiros. É o Programa EB-5, que concede a autorização de residência permanente nos Estados Unidos a investidores estrangeiros. Em apenas um processo, é possível solicitar o Visto EB-5 para o investidor, seu cônjuge e os filhos do casal menores de 21 anos.

Dentre os requisitos para participar do Programa EB-5 está o investimento de 900 mil dólares em um projeto localizado em uma das regiões previamente autorizadas e que gere ao menos 10 empregos em solo americano. O valor do aporte é uma quantia significativa, mas o retorno do investimento é poder viver na maior economia do mundo, que fechou o ano de 2018 com um PIB de 20,6 trilhões de dólares. E tudo indica que continuará crescendo: de 2017 para 2018 a expansão foi de 2,9%, taxa relevante para uma economia madura e muito acima da média brasileira nos últimos cinco anos.

O processo todo leva entre 4 e 5 anos, mas em aproximadamente 2 anos, a partir da petição inicial, o Green Card condicional é emitido e a família já pode se estabelecer nos Estados Unidos e passar a usufruir de um padrão mais elevador de qualidade de vida. A partir desta etapa, o participante do Programa EB-5 pode solicitar a remoção das condicionantes. O pedido será avaliado pelo governo americano e, caso os requisitos desta fase sejam cumpridos, a autorização permanente – o Green Card definitivo – é liberada.

Além do investimento de 900 mil dólares, é necessário apresentar diversos documentos e comprovar a origem legal de 100% do recurso investido. Uma entrevista com representantes do governo americano também será necessária. Quando a família está fora dos EUA, a entrevista é realizada no Consulado, mas caso o investidor já esteja morando no país, este encontro pode ser agendado em território americano. As autoridades de imigração americanas também avaliarão se o investidor e seus familiares beneficiados possuem algum

antecedente criminal, se houve alguma infração às leis de imigração dos EUA ou se há algum processo por fraude financeira ou lavagem de dinheiro em andamento em qualquer parte do mundo.

A partir da emissão do Green Card condicional o investidor e sua família podem morar, estudar e trabalhar no país de forma legal e passam a usufruir de diversos benefícios disponíveis aos cidadãos americanos, tais como obtenção de crédito mais barato, desconto nas anuidades de universidades estaduais e acesso aos planos de saúde e seguridade social americanos. Além disso, residentes com Green Card têm, em média, quase 4 vezes mais chance de ser admitidos em universidades americanas e têm mais facilidade de conseguir um emprego, pois não há necessidade de patrocínio de um visto de trabalho por uma empresa.

É um processo longo e com diversas etapas, mas com o auxílio de uma consultoria especializada, é possível conhecer todas as fases para tomar a decisão com tranquilidade. Além disso, profissionais qualificados conseguem identificar potenciais empecilhos e buscar soluções personalizadas de forma antecipada e personalizada para alguns pontos. Financiar parte do valor do investimento e realizar um pedido formal de desculpas por causa de algum evento imigratório anterior são algumas delas.

Para saber se o Visto EB-5 faz sentido no seu caso e entender melhor sobre o processo, entre em contato com a gente: [email protected] ou 21 98306-7683.