Como antecipar o Visto EB-5 de residência definitiva nos Estados Unidos

 

Green Card para brasileiros sai em 2 anos, mas candidatos podem ter urgência

Quem já está decidido a viver nos Estados Unidos pode ter certa urgência de tirar um visto de residência permanente para conseguir organizar sua vida de forma definitiva. O Visto EB-5, voltado para investidores estrangeiros que aplicam 900 mil dólares no país, é um dos meios mais seguros para obter o Green Card pois o processo tem regras claras.

No entanto, a concessão do Visto EB-5 tem um prazo longo, de alguns anos. Na verdade, para os brasileiros, é um dos prazos mais curtos: cerca de 2 anos para a emissão do Green Card condicional, quando a família já pode se mudar para os EUA, e mais 2 anos para o Green Card definitivo. E há a expectativa de que este prazo caia ainda mais, já que o governo americano anunciou mudanças na forma de analisar o processo que devem agilizar a análise dos processos de brasileiros.

Em cerca de 24 meses, portanto, o participante do Programa EB-5 já tem a possibilidade de se mudar para os Estados Unidos com seu Green Card em mãos. Quando se trata de emigrar para um novo país, com língua, cultura e mercado bem diferentes da realidade brasileira, não parece um prazo tão longo. Porém, em alguns casos, pode ser necessário antecipar esta mudança para o país.

Apesar de não haver nenhuma forma de adiantar o processo do EB-5 em si, é possível buscar outras soluções legais para quem precisa se estabelecer nos EUA desde já. As possibilidades vão depender das especificidades de cada situação, mas algumas das mais comuns são tirar um visto de estudante ou um visto de trabalho, que já permite morar nos Estados Unidos.

Quando a família já se encontra nos Estados Unidos, nada muda no processo do Visto EB-5 em si. Inclusive, o programa prevê que a entrevista e o exame médico sejam realizados no país. Ao ter seu processo aprovado, o investidor recebe seu Green Card condicional em seu endereço americano.

A segunda parte do Programa EB-5, que é a solicitação da retirada das condicionantes, também não se altera. Será analisado se o investimento continua aplicado e gerando os 10 empregos necessários em uma das regiões previamente indicadas pelo USCIS, órgão responsável por coordenar o Programa. Caso todas as exigências estejam sendo cumpridas corretamente, o Green Card definitivo será emitido e entregue na residência do investidor.

Independente de sua situação particular, é muito importante contar com auxílio profissional para seu Visto EB-5, pois apenas um consultor especializado pode avaliar seu perfil e indicar os melhores caminhos para obter seu Green Card. Inclusive, mapeando e identificando potenciais pontos delicados que podem ser solucionados de forma antecipada, reduzindo riscos.

Para agendar uma reunião individual e conhecer as melhores soluções para obter o Visto EB-5 para você e sua família, entre em contato: [email protected] ou +55 21 98306-7683.