Estados Unidos suspendem vistos de imigração, mas mantém o EB-5

Programa EB-5 é mantido por beneficiar também o país e a sociedade americana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar a suspensão da concessão de vistos de imigração pelos próximos 60 dias. Há algumas exceções, como o Visto EB-5, cujos participantes terão seus processos de imigração encaminhados normalmente, enquanto outros vistos ficarão paralisados.

De acordo com o presidente americano, a decisão é mais uma das medidas para combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Os processos do EB-5 foram mantidos porque este é um tipo de visto que beneficia não somente os solicitantes, mas também os Estados Unidos, suas empresas e toda a sociedade americana.

Visto EB-5 é um programa do governo federal que concede o Green Card – autorização de residência permanente nos EUA – a investidores estrangeiros que aportam 900 mil dólares em projetos no país. O investimento precisa gerar ao menos 10 empregos em regiões previamente selecionadas pelo USCIS, o Departamento de Imigração americano.

Dessa forma, os Estados Unidos captam recursos no exterior e os direcionam para as regiões que têm taxa de desemprego acima da média do país. As empresas que desenvolvem projetos aprovados pelo USCIS têm, no EB-5, uma nova forma de financiamento para realizar investimentos e gerar empregos. O capital externo acaba fomentando a economia da região, gerando renda para a população local.

Além disso, com este programa, o país atrai pessoas de alto poder aquisitivo que, ao se instalarem em suas cidades, vão consumir e produzir ainda mais valor. Alguns estudos indicam que, para cada dólar proveniente do Programa EB-5, são gerados outros 10 dólares na economia local.

Já para os estrangeiros, o principal benefício do Visto EB-5 é poder solicitar o Green Card para o investidor principal, seu cônjuge e todos os filhos não casados menores de 21 anos. Além de poder se estabelecer em qualquer cidade americana – independente de onde está localizado o projeto em que investiu – quem obtém um Green Card tem o direito de morar, estudar e trabalhar no país de forma permanente.

Ao final de todo o processo, que para brasileiros leva cerca de quatro anos, o investidor recebe o Green Card definitivo e o investimento original de 900 mil dólares de volta. A renovação do Green Card deve ser feita a cada dez anos, sem que haja nenhum tipo de exigência adicional. É possível também solicitar a cidadania americana após 5 anos da emissão do Green Card.

É por isso que o Visto EB-5 é uma das formas mais seguras de se obter um Green Card e poder emigrar para os Estados Unidos de maneira legal e permanente. O programa tem regras claras, o que torna suas etapas mais previsíveis, e beneficia as diversas partes interessadas.

Quem deseja tirar o plano de morar nos Estados Unidos do papel deve começar a se organizar desde já. Ainda que haja novas mudanças na lei de imigração americana, como as regras por lá não são retroativas, quem já tiver iniciado o processo poderá concluí-lo normalmente com base nas regras vigentes no momento da aplicação.

Com o auxílio de uma consultoria especializada, é possível conhecer todos os passos do Programa EB-5 para se preparar de forma adequada, reunindo toda a documentação necessária e realizando cada trâmite, como a escolha do projeto, a remessa do valor, a entrevista no consulado, entre outros, de forma segura e eficiente.

Para saber mais, entre em contato conosco através de nosso email ou telefone: [email protected] ou +55 21 98306-7683.