Três formas de financiar o aporte de 900 mil dólares no Programa EB-5

Governo americano exige apenas a comprovação da origem 100% legal do valor

Para participar do Programa EB-5, que concede a autorização de residência permanente nos Estados Unidos a investidores estrangeiros, é necessário investir 900 mil dólares no país. É essencial que toda a quantia aplicada tenha sua origem 100% legal comprovada. Por outro lado, não é exigido que o montante saia integralmente do bolso do investidor.

O valor usado para realizar o investimento pode vir de um financiamento ou de uma herança, por exemplo. Em alguns casos, é até mais simples comprovar a licitude de um montante levantado junto a uma instituição financeira do que um patrimônio acumulado durante vários anos, que demandará um longo histórico de comprovação de renda.

O ideal é que o candidato ao Visto EB-5 procure uma consultoria especializada que possa entender as especificidades de sua situação e buscar as soluções mais adequadas a cada caso. Algumas das opções disponíveis no mercado e que podem ser interessantes para quem está buscando financiar uma parte do investimento a ser realizado no Programa EB-5 são:

– Vender ou refinanciar um imóvel: a família que pretende se mudar para os Estados Unidos e ainda não tem o capital total pode vender um bem para gerar o valor necessário. Já o refinanciamento é uma linha de crédito que pode ter um custo mais baixo que a média de mercado por ter o próprio imóvel como garantia.

– Financiamento no exterior: buscar crédito em países com taxas de juros mais baixas pode ser mais atrativo do que as opções disponíveis no Brasil.

– Doação de um parente: na verdade, você pode receber uma doação de qualquer pessoa para investir no EB-5, mas será necessário que o doador comprove a origem 100% legal do dinheiro. Dependendo da legislação em seu país, será necessário recolher impostos sobre a doação.

Independentemente da forma de financiamento escolhida, é importante ter em mente que o processo do Visto EB-5 para brasileiros atualmente leva cerca de 4 anos para ser concluído, com a emissão do Green Card definitivo e a possibilidade de resgatar o dinheiro aplicado. No entanto, com o recente anúncio do governo americano de que haverá mudanças no processo de análise do Programa EB-5, a expectativa é que o prazo para brasileiros seja reduzido.

Além destas, outras soluções podem ser viabilizadas dependendo das condições específicas de cada caso. A OTB Invest é uma consultoria de Gestão de Risco e Planejamento Financeiro com 12 anos de mercado e mais de U$ 100 milhões sob gestão. Por trabalhar de forma independente, buscando no mercado nacional e internacional os melhores produtos financeiros, a empresa consegue elaborar uma solução consistente, mitigando riscos e ampliando a segurança de todos os processos.

A partir da definição da estratégia adotada, a OTB Invest vai orientar o cliente sobre a documentação necessária para comprovar a origem legal do capital total que será aplicado para participar do Programa EB-5. Em paralelo ao levantamento do capital, é possível iniciar o processo, organizando a documentação pessoal, selecionando o projeto e preenchendo formulários.

Não perca tempo: entre em contato agora mesmo pelo email [email protected] ou pelo telefone 55 21 98306-7683.