Diferentes estratégias atendem a famílias com filhos maiores de 21 anos no Visto EB-5

É possível realizar mais de um processo em sequência ou usufruir outras opções legais

O Visto EB-5 é um programa do governo federal dos Estados Unidos que tem como objetivo conceder o Green Card a estrangeiros através de investimentos. Este é o único visto que permite obter a autorização de residência permanente nos EUA para toda a família em um único processo. Porém, apenas os filhos não casados menores de 21 anos podem participar junto com os pais.

Diante desta restrição, algumas famílias precisam traçar estratégias específicas para usufruir de todas as vantagens do Programa EB-5 de forma 100% legal. Os investidores que têm filhos casados ou maiores de 21 anos, por exemplo, têm a opção de, inicialmente, solicitarem o Visto EB-5 para si, seu cônjuge e seus filhos menores.

Após a conclusão de todo o processo – que no caso de brasileiros leva em torno de 4 anos, a família receberá o Green Card definitivo e poderá resgatar os 900 mil dólares aportados. A partir deste momento, o investidor pode utilizar os mesmos recursos para iniciar um novo processo em benefício do filho maior de 21 anos que não participou junto com a família.

O governo americano não oferece nenhum tipo de restrição aos participantes do Programa EB-5 que são financiados por outra pessoa, como pais ou avós. Desde que o dinheiro tenha sua origem legal devidamente comprovada, a quantia pode vir da doação de um familiar, financiamento, venda de bens, entre outros.

Ao iniciar um novo processo para um filho maior de idade, a solicitação do Visto EB-5 seguirá todas as etapas normalmente. Em média, a primeira fase da candidatura de brasileiros leva cerca de 2 anos, quando é emitido o Green Card condicional e o beneficiário já pode se estabelecer nos Estados Unidos. A autorização de residência permanente permite que a pessoa trabalhe, estude, tenha acesso a financiamentos imobiliários com taxas mais baixas e usufrua dos planos de saúde americanos.

Outra situação é quando os pais não desejam ir viver nos Estados Unidos no futuro próximo, mas gostariam que seu filho obtivesse o Green Card desde já. Ao patrocinar o Visto EB-5 para seu descendente, a família abre novas possibilidades mais à frente. Isso acontece porque, ao receber o Green Card provisório e se estabelecer nos Estados Unidos, a pessoa pode aguardar cinco anos e, então, pedir a cidadania americana.

Uma vez que se torna cidadão americano, passa a ter o direito de solicitar o Green Card a seus ascendentes diretos. Neste caso, o processo não requer nenhum tipo de investimento. Dessa forma, os filhos que participaram do Programa EB-5, podem viver todas as vantagens da economia e cultura

americanas e, após alguns anos, estarão aptos a patrocinar o Green Card dos pais no momento em que desejarem.

Morar nos Estados Unidos faz parte dos planos de sua família? Então entre em contato com nossa equipe de consultores para que possamos avaliar sua situação e traçar estratégias adequadas e legais para realizar este plano: [email protected] ou +55 21 98306-7683.