Como escolher um projeto para investir e obter o Green Car

Com a recente decisão do governo americano de suspender a emissão de novos vistos de trabalho para estrangeiros até o final do ano, o Visto EB-5 continua mantido e se destaca cada vez mais como a melhor opção para quem deseja emigrar para os EUA. Neste segundo artigo do Projeto USA 2022 (confira o primeiro aqui), você vai entender por que este é um dos caminhos mais seguros para obter o Green Card.

Depois de entender como o Programa EB-5 funciona, você deve buscar o auxílio de uma consultoria especializada para te orientar na escolha do projeto que receberá seu investimento. Este é um ponto bem importante por dois motivos principais: primeiro porque o investidor vai manter 900 mil dólares aplicados no projeto selecionado durante todo o período em que o Visto EB-5 estiver em tramitação; segundo porque o projeto deve cumprir os requisitos do Visto EB-5 para habilitar o investidor a receber seu Green Card.

 

Segurança do investimento

Pelo ponto de vista do investidor, é muito importante selecionar projetos com menor nível de risco, avaliando ainda as taxas de rentabilidade oferecidas, já que trata-se de uma quantia significativa que ficará investida até o final do processo. No caso das solicitações de brasileiros, o Programa EB-5 leva em torno de quatro anos para emitir o Green Card definitivo, momento em que o investidor já pode solicitar o resgate da aplicação.

Para escolher projetos confiáveis, de empresas sólidas, que ofereçam alguns tipos de garantias e sejam avalizados por grandes instituições, como alguns dos maiores bancos de investimentos americanos, é preciso uma análise mais técnica e aprofundada. Por isso, é altamente recomendado que o investidor leigo conte com apoio especializado ao selecionar o projeto em que vai investir.

 

Requisitos do Visto EB-5

Já pelo lado do Programa EB-5, para habilitar seus investidores a solicitar o Green Card, o projeto deve gerar ao menos 10 empregos durante todo o período do processo. Além disso, deve estar localizado em alguma das regiões previamente autorizadas pelo USCIS, o Departamento de Imigração americano. Estas regiões são selecionadas para receber os investimentos via EB-5 por terem índices de desemprego acima da média nacional e precisarem de capital externo para fomentar a economia local. No entanto, o investidor pode escolher qualquer lugar dos Estados Unidos para se estabelecer, independente da localização do projeto em que investe.

Dessa forma, o governo americano consegue atrair investimentos estrangeiros a um custo baixo para incentivar projetos que vão gerar emprego e renda nas regiões mais necessitadas do país. E o benefício para os Estados Unidos não se

restringe aos 900 mil dólares investidos via EB-5. O impacto a longo prazo é ainda maior, pois já foi constatado que os estrangeiros com alto poder aquisitivo que se estabelecem nos EUA acabam movimentando ainda mais recursos dentro do país ao longo dos anos.

É por isso que o Visto EB-5 continua mantido pelo governo americano, mesmo quando diversos outros foram suspensos durante a pandemia de COVID-19. Na OTB Invest, que oferece consultoria para quem deseja participar do Programa EB-5, todos os projetos apresentados ao investidor são previamente analisados quanto a sua viabilidade técnica e financeira e pré-aprovados pelo USCIS.

Para entender melhor como funciona todo o processo do Visto EB-5 e desenhar uma estratégia personalizada para sua situação individual, entre em contato: [email protected] ou +55 21 98306-7683.