País tem interesse em atrair investidores estrangeiros

As eleições nos Estados Unidos ainda vão ser assunto de muito debate pelas próximas semanas, mas não se pode negar que os americanos promovem, de fato, uma alternância de poder constante ao longo de sua história. Uma democracia madura acaba propiciando uma economia estável e que continua atraindo pessoas do mundo inteiro que desejam morar e trabalhar nos EUA.

O que muita gente ainda não sabe é que os Estados Unidos também têm interesse em atrair alguns perfis de imigrantes. O Programa EB-5 é um caminho que o país oferece a investidores estrangeiros que desejam obter um Green Card para viver de forma permanente nos Estados Unidos. É a opção mais segura, pois o Visto EB-5 conta com regras claras e inclusive permaneceu aberto a novas solicitações durante todo o período da pandemia de COVID-19 — enquanto outros tipos de vistos foram suspensos.

Para participar do Programa EB-5, é preciso cumprir alguns requisitos e investir 900 mil dólares em um projeto que gere ao menos 10 empregos nos Estados Unidos. É necessário ainda comprovar a origem 100% legal dos recursos aplicados — com um mesmo investimento, é possível solicitar o Green Card para o próprio investidor, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos não casados. Um Green Card condicional é emitido em cerca de 2 anos após o registro inicial da solicitação junto ao Departamento de Imigração Americano.  Neste momento já é possível viver e trabalhar nos EUA. Ao final do processo, que dura de 4 a 5 anos para brasileiros, o investidor e a sua família têm seu Green Card condicional transformado em permanente e recebem de volta o valor investido acrescido do rendimento acordado no início da aplicação.

Também é possível patrocinar o EB-5 de outra pessoa: quando, por exemplo, um pai faz o investimento em benefício do filho. Nesse caso, apenas o filho vai solicitar o Visto EB-5, mas o investimento será patrocinado pelo pai.

Mesmo sendo um processo muito seguro, é preciso ter atenção para escolher o projeto ideal para investir, contratar profissionais especializados, como advogados de imigração, levantar a documentação completa e pertinente, preencher corretamente todos os formulários exigidos, entre outros passos. Por isso, o auxílio profissional de uma consultoria experiente no Visto EB-5 é essencial. A OTB Invest, em parceria com a Secure Capital Group (SCG), atua assessorando famílias que desejam solicitar seu EB-5, tornando todo o processo muito mais tranquilo e assertivo.

No entanto, a consultoria vai muito além: mesmo antes de iniciar o processo, a OTB Invest já faz um diagnóstico da situação de cada família interessada, para levantar possíveis pontos de atenção. A partir daí, é possível buscar soluções de mercado de forma antecipada, para mitigar riscos durante a avaliação do seu Visto EB-5. Além disso, a consultoria ainda sugere outras soluções, quando pertinente, como um planejamento tributário para a migração, as alternativas mais eficientes para realizar o aporte financeiro, entre outros.

Se você planeja morar nos Estados Unidos e busca uma alternativa segura e viável para obter um Green Card, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer melhor o Visto EB-5. Quem iniciar seu processo ainda em 2020 tem a chance de estar morando lá já em 2022: mas para isso, é preciso começar já.

Nossa equipe de consultores está aguardando seu contato: nosso e-mail é [email protected] ou pelo telefone 21 98306-7683.