Visto de residência para os Estados Unidos é caminho legal e seguro para emigrar

Não é somente a segurança e boas opções de educação que atraem tantos brasileiros que desejam morar nos Estados Unidos. Outros motivos não tão óbvios contribuem para tornar o país o destino favorito de quem quer deixar o Brasil. Listamos 5 características da cultura americana que costumam encantar brasileiros.

Regras claras

Um dos primeiros da lista é o fato de as regras serem claras e realmente valerem por lá. Podem até ser um pouco duras para os padrões brasileiros, mas deixam as pessoas com a sensação de que as coisas funcionam, sem “jeitinhos”. Por exemplo, se um serviço pode ser cancelado a qualquer momento, os consumidores têm a certeza de que não terão dificuldade para suspender quando for do seu interesse — sem desconfiar de que haverá qualquer tipo de empecilho ou estratégia da empresa para evitar o cancelamento. Inclusive, a regra também vale para a compra de alguns produtos, que podem ser devolvidos por diversos motivos, conforme as regras estipuladas.

Variedade de tudo

Produtos, aliás, não faltam: nos Estados Unidos, variedade é quase uma lei. Nos diferentes segmentos do varejo, como vestuário, decoração, alimentação, eletrônicos, etc., há lojas com os mais variados perfis e que oferecem diversos tipos de produtos, de diferentes marcas e para todos os bolsos. E no quesito praticidade, há uma extensa gama de objetos e aparelhos úteis para tornar a vida mais prática. Além disso, tem opções para todos os estilos, desde quem busca saúde e conexão com a natureza até os apaixonados por tecnologia.

Manutenção periódica

Outro motivo simples, mas que chama a atenção de brasileiros é que os ambientes públicos recebem manutenção de forma constante. Ruas e estradas têm o asfalto refeito em prazos predeterminados, sistemas de iluminação pública e outros são revisados de maneira frequente, o que deixa a impressão de estar tudo sempre novo ou em perfeitas condições.

Autonomia desde a adolescência

Nos Estados Unidos é muito comum os estudantes cursarem uma graduação em locais distantes de sua casa, o que os obriga a morar sozinho ou dividir apartamento com outros jovens desde muito cedo. Mas este costume acaba sendo um estímulo para que ganhem autonomia e independência desde a adolescência. Inclusive, em vários estados a idade legal para obter a carteira de motorista é 16 anos.

Diversidade

Apesar de uma política recente mais fechada para a imigração, os Estados Unidos são um país de muita diversidade: são mais de 30 grupos étnicos com mais de 1 milhão de membros. E é possível encontrar estrangeiros morando em todos os cantos do país. Porém, para viver nos EUA de forma legal, é muito importante buscar um visto de residência que permita a você e sua família não somente morar, mas também estudar e trabalhar.

O Visto EB-5 é um programa do governo americano que concede o Green Card — autorização de residência permanente nos Estados Unidos — a investidores estrangeiros. Esta é uma das opções mais seguras de imigração e, mesmo durante a pandemia de COVID-19, este visto continuou aberto para novas solicitações. Para se candidatar ao Programa EB-5, o investidor deve aplicar 900 mil dólares em um projeto que gere ao menos 10 empregos em solo americano. Com um único investimento, é possível solicitar o Green Card para toda a família: investidor, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos não casados.

O processo é complexo e requer o cumprimento de diversas exigências, mas com o apoio de uma consultoria especializada, tudo se torna mais simples e ágil. A OTB Invest, que assessora investidores interessados no Visto EB-5, trabalha de forma ampla, auxiliando não somente no EB-5 em si, mas também buscando soluções financeiras viáveis, indicando parceiros gabaritados, como advogados de imigração e para o planejamento tributário da família, entre outros.

Não deixe de agendar uma reunião conosco para conversarmos como o Visto EB-5 pode contribuir na sua mudança para os Estados Unidos: [email protected] ou 21 98306-7683.